terça-feira, 24 de abril de 2012

O COMEÇO DO VALE TUDO

O boxe e o judô sempre foram as lutas mais conhecidas e divulgadas no mundo. Por terem ido para as olimpíadas, ganharam status e principalmente no caso do boxe, muito dinheiro.
Até o início dos anos 90, esses dois esportes ocupavam os maiores espaços publicitários e da mídia quando se tratavam de artes marciais, mas um competição que gradativamente vem crescendo no gosto popular, surgida há cerca de 15 anos atrás, fundiu todas as artes marciais em uma só e vem ganhando cada vez mais espaço entre os fãs: o vale-tudo.
De uma luta desordenada e sem regras, a modalidade ganhou organização, promoção, regras e um público apaixonado que fez de alguns lutadores estrelas conhecidas em diversos países, marcadamente no Japão.
A transmissão dos eventos pelas redes de TV passou a ser mais profissional e o vale-tudo se utilizou das vendas pay-per-view para possibilitar que pessoas de outras regiões possam acompanhar as lutas.
O Brasil é uma das “fábricas” de lutadores de vale-tudo no mundo: nossos lutadores fazem muito sucesso e várias modalidadas de artes marciais, desenvolvidas localmente já cruzaram as fronteiras, com abertura de academias e filiais em outros países. A importância brasileira nesse cenário não é por acaso: o vale-tudo nasceu por aqui…

O surgimento do Vale Tudo – MMA

O vale-tudo surgiu por volta de 1940 no Brasil. No Rio de Janeiro, os irmãos Hélio e Carlos Gracie percorreram academias da cidade desafiando oponentes e “fortões” de academias ou da rua mesmo para provar que o jiu-jitsu era a forma de combate mais eficiente.
Esses desafios promovidos pelos irmãos Gracie eram chamados de “vale-tudo” e a partir daí surgiu o nome que se popularizou com o crescimento do esporte. Pensando em uma nomenclatura mais amena para a modalidade, os organizadores passaram a chamar tal esporte de MMA (Mixed Marcial Arts ou “Artes Marciais Misturadas”). Atualmente, as academias preferem o novo nome, mas, apesar disso, a maioria das pessoas conhece o MMA como “vale-tudo”.
fonte- http://www.saudeeforca.com/a-historia-do-vale-tudo-mma/

EM PONTA GROSSA, PAULÃO BUENO É O PERCURSOR DO VALETUDO, HOJE O MMA.

ALGUNS DEPOIMENTOS EM PONTA GROSSA COMO COMEÇOU O VALE TUDO:
NO 1º DEPOIMENTO TEMOS O EMPRESÁRIO OSÉIAS MERCER;
NO 2º DEPOIMENTO TEMOS O MESTRE ALCEU FAIXA PRETA DE KARATE
NO 3º DEPOIMENTO TEMOS O JACARÉ, RAÍZ DO MUAY THAI CURITIBANO EM PG NA ÉPOCA;


Nenhum comentário:

Postar um comentário