segunda-feira, 26 de março de 2012

LUTADOR BRASILEIRO NA TAILANDIA

Tailândia – MITOS e VERDADES sobre o país berço do Muay Thai
Postado em 09/03/2012
Por Anna Carolina Ribeiro
Foto Arquivo Pessoal Leandro Elias (à direita)


Leoanrdo Elias de 25 anos atualmente mora na Tailândia e possui um cartel de 37 lutas e apenas 12 derrotas. Em entrevista exclusiva ao MMA TV, o lutador que no Brasil é treinado por Francisco Veras, nos contou curiosidades pitorescas sobre o país do Muay Thai. Ele luta desde seus 14 anos e por ouvir muitas coisas sobre o país berço da modalidade, hoje morando lá, ele conta a sua experiência como lutador e o que seu novo lar significa para ele. Confira na íntegra:
 
MMA TV - Você disse que resolveu ir para a Tailândia por falta de lutas aqui no Brasil, porém, quem te indicou onde ficar, você recebeu algum convite? Como foi a história completa desde a decisão até a ida realmente?
 
Eu queria vir para a Tailândia há bastante tempo, pois sempre soube que aqui seria melhor para lutar. Eu vim por intermédio da Max, uma amiga que tem uma agência chamada Malathai, que cuida do pessoal que vem pra cá. Eu indico vir por essa agência, pois o começo aqui na Tailândia é bem complicado. Outra pessoa que me deu um suporte muito bom foi o Léo Monteiro (Amendoim), que é o lutador brasileiro mais experiente que existe por aqui, e um dos gringos mais experientes. E também, meu grande mestre Francisco Veras me incentivou muito e até hoje nos falamos sempre, mesmo longe. 
 
 
MMA TV - Como "turista" o que mais sentiu diferença de um país para o outro?
 
A Tailândia, apesar de ter um clima parecido com o Brasil é um país muito diferente em relação à cultura, comida, pessoas, religião. Eles todos praticamente seguem o Budismo e são muito religiosos. Sou apaixonado pela comida daqui. No inicio, ser gringo rola certo preconceito, mas depois que eles te conhecem e vêem que você é uma pessoa tranqüila eles pegam um carinho muito grande. Eu mesmo tenho diversos amigos tailandeses como se fossem da minha família
 
MMA TV - E como lutador quais as diferenças do Muai Thay daqui e daí?
 
Muay Thai e só aqui. É muito diferente desde regra, pontuação, julgamento, tudo mesmo! Aqui são 5 rounds e os rounds mais importantes são o terceiro e quarto, que praticamente definem a luta. Aqui também vale cotovelo, a luta é como se fosse uma corrida, quem acaba na frente ganha. Às vezes, você ganhou o round 1, 2 e 3, mas perdeu o 4 e 5, você perde a luta. Ou a luta está muito disputada e no quinto round você cai ou toma uma queda, você perde a luta. Mas é bem diferente sim.
 
MMA TV - Soube que na Tailândia as pessoas trabalham como lutadores e se arrumam um emprego "melhor" que ganham mais simplesmente param de lutar. Gostaria de saber se isso é verdade, se puder conte um exemplo de alguém que você conheceu.
 
Existe muito disso aqui, pois aqui os lutadores param cedo de lutar por terem começado muito novos. Tem uma hora que já não agüentam mais fazer isso. Eu mesmo já conheci vários taxistas que foram campeões de estádios como o Lumpinee ou Raja. Depois que param de lutar, eles se tornam taxistas, pilotos de tuk tuk (um meio de transporte que existe aqui), treinadores ou mesmo abrem algum lugar que vende comida nas ruas da cidade. Para eles a luta é muito normal é mais um trabalho mesmo do que um esporte.  Meninos de 11 anos tem 100 lutas aqui e isso é normal, tanto que depois quando já estão mais velhos com 18, 20 anos, muitos nem sabem exatamente quantas lutas têm. Tem um lutador tailandês no meu campo que tem mais de 400, foi campeão a primeira vez quando tinha 7 anos, e já tinha mais de 100 lutas.
 
MMA TV - Qual foi seu melhor momento aí e o pior momento?
 
Bons momentos tiveram vários. Um deles foi a primeira luta que fiz aqui, em que estava perdendo quando no quinto round consegui nocautear o tailandês. O pior sem duvida foi minha penúltima luta, no Lumpinee, que eu estava sem treinar porque  tinha machucado o ombro e quando voltei a treinar me avisaram que eu lutaria em 4 dias e tive que tirar quase 8 kg. Sofri muito pra dar o peso e depois da pesagem passei mal, fiquei a tarde no hospital e fui e lutei mas estava mal, perdi por nocaute, o primeiro da minha vida. Mas essa derrota me ensinou muito e já pedi uma revanche contra ele, que deve acontecer daqui há 2 meses.
 
LEONARDO, O LEO VAI GANHANDO TERRENO NO BOXE TAILANDES, EM MAIS DE 1 ANO NA TAILANDIA, TREINA NO CAMPO SASIPRAPA GYM EM BANGKOC , AMIGO PESSOAL DE PAULAO BUENO, AONDE ACOMPANHOU E APOIOU PAULAO EM SUA ESTADA NA TAILANDIA. LEO ACABA DE VENCER UMA LUTA DE MUAY THAI NA CHINA E SEGUE SUA CARREIRA MUITO FORTE NO BERÇO DO MUAY THAI.
MAX TIRANDO FOTO,AMENDOIM,PAULAO,LEO E SASIPRAPA NO JANTAR EM BANGKOC JUNHO DE 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário